Neste blog terá a oportunidade de conhecer alguns desses objectos e ainda descobrir a sua história e a tradição que representam para a cultura Marroquina.
Começo hoje por vos dar a conhecer uma das madeiras mais belas e utilizadas neste país, e que apenas cresce nesta região do mundo; a Madeira de Thuya, da mesma família da árvore de Cedro.
A Madeira Thuya, conhecida por ser dura mas flexível, é utilizada para vários objectos de decoração mas também para fins cosméticos, como o óleo. Entre as árvores exóticas é uma árvore única no seu género.
A árvore Thuya
A Thuya, que se pronuncia twiya, é uma árvore que nasce em Marrocos, precisamente nas montanhas do Atlas (Essaouira, Azemour, Idaoutanane...).
A madeira de thuya é conhecida por ser rara, densa e apresentar-se geralmente polida. Tem ainda a característica de largar um aroma agradável.
A madeira de thuya, especial e luxuosa, é fácil de ser reconhecida pela sua cor vermelha escura, manchada de pontos castanhos escuros e pelas veias de cores douradas.

O processo de confecção é feita de forma muito delicada e requer muitas horas de trabalho. Este processo pede também uma grande concentração e uma grande habilidade.
A escolha da madeira utilizada, das medidas, do corte, design, da colagem, da pintura e do polimento final são fundamentais para fazer um bom trabalho.
A decoração dos produtos em thuya é feita utilizando diversos produtos;
- a madeira de limoeiro, cortado em pequenas peças de formas diferentes;
- a madeira de lima preta;
- a madeira de Ébano, utilizada também em pequenas peças de formas diferentes;
- os fios de metal prateado (folhagens, frutos, formas geométricas e outras formas artísticas) na superfície dos produtos;
- a pintura, vermelho e verde são as cores mais utilizadas;
- a Madrepérola, recortada em pequenas peças quadradas ou circulares que fazem um brilho extremamente belo;
Ainda para complementar a extraordinária beleza desta madeira, é preciso saber que muitos dos objectos são feitos a partir de uma peça só...fenomenal!
Créditos:
Infos:
http://www.arganiagalleries.com
Imagens
http://www.chegagatravel.free.fr/thuya.htm
0 comentários:
Enviar um comentário